quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Texto - Brasil é um país feminino, diz mago dos sapatos.



Como ficar elegante e segura num sapato com 16 centímetros de altura ? A resposta é óbvia: escolha os modelos de sola vermelha.

A cor, que virou marca registrada de Christian Louboutin, é um dos detalhes das criações desse francês de 45 anos, adorado por atrizes, celebridades e consumidoras em todo o mundo. O designer atendeu imprensa e convidados em
São Paulo para mostrar sua coleção e anunciar a inauguração de sua primeira filial na América Latina. "Minhas clientes brasileiras pediam uma loja aqui", disse.

O espaço de 80m2, decorado seguindo o padrão internacional da marca, tem referências marroquinas e será o primeiro no mundo com novo layout da fachada, revestida de madeira esculpida com diversos desenhos.  A loja receberá as coleções simultaneamente aos outros endereços de Louboutin no mundo. O preço médio dos modelos será de R$ 3 mil. Confira a entrevista exclusiva concedida ao Terra:

Terra - Por que abrir uma loja no Brasil ?

Christian Louboutin - Porque o Brasil é um ótimo país e tenho muitas clientes aqui. Sempre que encontrava alguma delas, ouvia "Você precisar abrir um loja no Brasil", "Quando você vai abrir loja no Brasil?". Além disso, as mulheres brasileiras são muito femininas.

Terra - Os sapatos são objetos de desejo das mulheres, assim como as bolsas, mas alguns dos principais críticos de moda estão dizendo que os calçados cada vez mais vão tomar o lugar das bolsas nesse imaginário feminino. O que pensa sobre isso ?

Christian Louboutin - Para mim, os sapatos sempre foram objetos de desejo. É meu trabalho e isso nunca vai mudar. Acredito que outros acessórios femininos vão continuar a ganhar mais força, mas teremos de esperar para ver.

Terra - Pesquisas recentes mostraram que as mulheres não páram de comprar sapatos, mesmo na crise. Para elas, os calçados são um luxo inegociável. Por que as mulheres são tão apaixonadas por sapatos ?

Christian Louboutin - Porque são extremamente femininos e têm uma enorme carga sexual. Também porque impõem uma linguagem corporal, uma atitude. É diferente quando você está usando salto e quando está usando outro calçado. Uma mulher de saltos altos não se senta largada no sofá, por exemplo. Não é um corset (corpete), mas aumenta a consciência corporal.

Terra - É verdade que você escolheu o vermelho como sua marca registrada após ver uma assistente pintando as unhas dessa cor ?

Christian Louboutin - Sim, mas não foi algo planejado quando criei a minha marca. Tinha criado uma série de desenhos com inspiração na pop art, e a primeira idéia era fazer solas de várias cores. Mas, quando vi o tom do esmalte com que uma assistente pintava as unhas, peguei o produto na hora e decidi manter a sola vermelha. A escolha caiu muito bem, pois as francesas na época usavam muita roupa preta, e o vermelho combinava.

Terra - Existe um limite para suas criações ?

Christian Louboutin - Sim, o sapato tem de ficar sempre bonito no pé. E, claro, ser confortável. Não adianta ficar lindo no papel e fazer o pé parecer uma batata. Eu estou a serviço das mulheres e não o contrário.

Terra - Você criou um sapato em comemoração aos 50 anos da Barbie. Como é o modelo ?

Christian Louboutin - É um modelo peep toe (com uma pequena abertura na frente que deixa os dedos à mostra), com uma silhueta bem Barbie. A boneca é uma jovem, por isso não fiz um escarpim. Jovens não usam escarpim.

Comecei minha carreira criando para jovens, quando os pais as levavam na loja para comprar sapatos para festas ou aniversário. E, quando elas usam salto, preferem sandálias e modelos abertos. O modelo será comercializado em todas as suas lojas.

Terra - Quando veio ao Brasil pela primeira vez e que lugares conhece ?

Christian Louboutin - Vim pela primeira vez no ano passado e conheço São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Adoro Minas, as pessoas e a energia do lugar. Não consigo dizer que gosto de um lugar se não gostar da energia das pessoas. As pessoas no Brasil são muito simpáticas e é um país muito feminino, na maneira de pensar, de se divertir. A Inglaterra, por exemplo, é um país masculino nesse sentido. E eu adoro países femininos.

Fonte. Terra

Nenhum comentário: