segunda-feira, 1 de abril de 2013

Texto - Design de calçados: Charlotte Dellal.



Salto Fino e tira com bordado ? Nada disso: Charlotte Dellal faz parte dos jovens criadores de sapatos que disseminam uma pegada mais contemporânea.

Quando criança, ela brincava nos jardins de rosas do castelo francês de Valentino, a quem chama com intimidade afetuosa, de tio. Sempre que a princesa Caroline de Mônaco e seus filhos vêm ao
Rio de Janeiro, é no apartamento dela que se hospedam.

É presença comum em jantares na casa de Mick Jagger e, mais ainda, em todo tipo de atividade promovida por Mario Testino, um dos maiores fotógrafos de moda do mundo e padrinho de sua irmã mais nova. Bela e badalada por parte de mãe e muitas vezes milionária por parte de pai.

Charlotte Dellal, 30 anos, poderia ser o que quisesse na vida, mas escolheu ser sapateira. De luxo, é claro. Há quatro anos, a jovem estilista, filha de Andrea e Guy Dellal, ela ex-modelo carioca, ele incorporador das altas esferas londrinas, lançou à marca Charlotte Olympia, com seu sobrenome do meio, em uma loja encantadora em Mayfair.

Sem as conexões proporcionadas por sua família seria mais difícil, mas, sem o frescor e a identidade marcante da grife nada aconteceria. Em 2009, quando a atriz Sarah Jessica Parker, a fada madrinha de todos os sapateiros, apareceu em um tapete vermelho com um modelo de Charlotte, à marca entrou com passos firmes (e bem miudinhos, considerando-se o tamanho dos saltos) no olimpos dos sapatos de alto luxo, aqueles cujos preços começam na casa dos 1.400 reais (em conversão simples; no Brasil, impostos e outros custos acrescentam pelo menos 1.000 reais ao preço final)

Os sapatos de Charlotte podem entrar nos melhores ambientes, mas, definitivamente não são para senhoras que querem ser finas e discretas. Os vertiginosos 15 centímetros de salto são turbinados, na maioria das modelos, por uma plataforma de 3 centímetros, colado apenas na parte da frente das solas. A meia-pata, como é conhecido o dispositivo, não tem novidade em si, mas a sacada de Charlotte foi incorporar cores vivas, sozinhas – o modelo de couro dourado é a sensação – ou combinados com tons contrastantes.

O truque da meia-pata cria a impressão de que a usuária está flutuando e imprime um efeito longilíneo até em baixinhas como Victoria Beckham. Charlotte estudou na mais antiga faculdade de sapateiros da Grã-Bretanha, a Cordwainers, na qual, em suas palavras, “costurou, na mão, muito couro e sola de borracha”.

Hoje produz suas peças na Toscana, na Itália, ainda a melhor do mundo nos quesitos técnica e materiais. “Trabalho com a mesma fábrica da Prada. O couro, o cetim e o veludo que utilizamos são todos italianos”, diz. Charlotte faz parte de uma geração de sapateiros jovens – cinco anos de mercado – antenados com sua clientela. Ícones das jovens ricas e bacanas (Charlotinhas ?), como a atriz Blake Lively e a fashionista Olivia Palermo, combinam à perfeição com seus modelos.

Em uma esfera acima estão nomes como Nicholas Kirkwood e Brian Atwood. Francesco Russo, o modernizador da tradicional Sergio Rossi, é provavelmente o maior talento desse ramo. Acima deles paira a tríade todo-poderoso formado por Manolo Blahnik, pelo fetichista Christina Louboutin e por Jimmy Choo, hoje uma marca desvinculada do criador.

Uma das principais diferenças entre os sapateiros clássicos e nós, da nova geração, é que eles fazem os modelos “Cinderela”, aqueles com saltos finos, pedrarias e tiras, compara Alexandre Birman, da família dona da Arezzo, que também desponta como estilista no panorama internacional.

O mundo dos sapatos de luxo ainda não se recuperou do grande processo perdido por Louboutin para à francesa Yves Saint Laurent (com direção criativa dizem que ameaçada, de Stefano Pilati) e a francana Carmen Steffens, pelo uso das legendárias solas vermelhas. Uma cor não pode ser marca registrada, determinou o juiz. 

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