sábado, 5 de janeiro de 2013

Texto - Verão pede pés bonitos e bem tratados.



Esfoliar, hidratar e manter os pés limpos são cuidados essenciais; veja como deixar seus pés impecáveis neste verão.

Quando chega o verão, as mulheres não veem a hora de jogar as botas e os sapatos fechados no fundo do armário e colocar os dedinhos de fora. Poucas coisas são tão refrescantes, confortáveis e femininas quanto sandálias. Porém, é exatamente nesta época do ano – e muito por causa dos
hábitos que adotamos quando ela chega – que os pés mais sofrem. “Além da desidratação da pele resultante das altas temperaturas, há um ressecamento por causa do uso mais frequente de calçados abertos, como as rasteirinhas”, explica a dermatologista Carla Vidal. Por isso, quem quer sair com os pés de fora sem medo de judiar deles precisa tomar alguns cuidados básicos.

  • Para usar sandálias sem fazer feio no verão, aprenda a cuidar direto dos pés

A rotina de beleza da região passa longe de só fazer as unhas. É preciso lavar bem, esfoliar e hidratar os pés com frequência. Patricia Ormiga, dermatologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dá dicas certeiras para evitar um dos problemas mais comuns da época: aquele cascão que se forma na sola dos pés. “Não tomar banhos muito quentes, evitar pisar descalço em chão áspero e passar hidratantes específicos todos os dias. Estes são cuidados básicos que podem ser feitos no dia a dia”, ensina.

  • Lavar, hidratar e esfoliar

Lavar bem os pés é muito mais do que, na hora do banho, esfregar um por cima do outro, na tentativa de tirar a sujeira. Carla explica que a higienização deve ser realizada com água e sabonete e que é preciso lavar e secar também a região entre os dedos. “Isso previne de odores e micoses superficiais que podem funcionar como porta de entrada para infecções bacterianas mais graves e extensas”, afirma a dermatologista.

Após lavar, é hora de hidratar. Se já passa creme no corpo todos os dias, aproveite para inserir na rotina o hábito de passar nos pés também. Nesse caso, é importante destacar que a região entre os dedos fica de fora para evitar a umidade, que favorece o surgimento de micoses. “Primeiramente, deve-se ingerir muita água no dia a dia, não só para hidratar os pés, mas o corpo inteiro.

Depois, passar hidratantes específicos para a área diariamente. As substâncias mais indicadas nos cremes para os pés são: ureia, ácido lático, ácido salicílico, lactato de amônio, óleo de uva, silicones, glicerina”, lista Patricia Ormiga. Passar os produtos antes de dormir e colocar uma meia ajuda na absorção, segundo as dermatologistas, pois potencializa a ação de hidratação.

A esfoliação não deve ser um hábito diário. Kamilla Santos, podóloga do Hara Spa, indica uma vez por semana. “O esfoliante pode ser mais grosso, e os movimentos para passá-lo são circulares, como uma automassagem”, fala. Já Patricia alerta que, para quem nunca lixou os pés, o ideal é nunca começar a fazê-lo, diz Patricia. “Qualquer trauma pode estimular o desenvolvimento de asperezas.

O uso de cremes com propriedades esfoliantes é o suficiente para deixar os pés lisos. Se for feita a opção pelo lixamento, ele deve ser feito no máximo uma vez na semana e apenas para afinar de leve as áreas de pele mais espessa e os calos”, completa a médica. Carla ainda destaca que o hábito excessivo de lixar os calcanhares pode acabar tendo o efeito contrário ao desejado, resultando no aumento da espessura dessa camada por mecanismo de proteção da pele.

  • Sem mau cheiro e inchaço

O calor excessivo do verão pode levar a um inchaço dos pés, que pode ser amenizado com pequenos cuidados. “Deve-se manter os pés sempre limpos, com calçados confortáveis e coloca-los para cima sempre que possível. Exercícios também ajudam, já que melhoram o retorno venoso”, lista Patricia.

Já o suor, inevitável especialmente quando o sapato fechado é a opção do dia, pede atenção para que não se torne bromidrose (mau cheiro associado à sudorese). “Troca de roupa e higienização pessoal diárias são hábitos fundamentais para evitar que o aumento da sudorese resulte nesse problema. Pode-se fazer uso de sabonetes antissépticos, soluções para equilibrar o PH da pele e, em casos mais extremos, o uso temporário de cremes desodorantes com antibióticos para controle da flora bacteriana”, encerra Carla.

Fonte. Ig 

Nenhum comentário: