sábado, 26 de janeiro de 2013

Texto - Mulheres recorrem à arriscada cirurgia plástica nos pés em nome do conforto e da vaidade.



Especialistas, no entanto, condenam procedimentos com finalidade estética na região. Clínica na Califórnia (EUA) oferece uma série de procedimentos cirúrgicos para deixar o pé mais confortável para o uso de sapatos de salto alto

Não é novidade para as mulheres que usar sapatos de salto alto, muitas vezes bastante estreitos, é algo desconfortável. Mas, para deixar os pés mais “preparados” para os
calçados e, consequentemente, evitar dores, uma clínica na Califórnia, EUA, chamada Beverly Hills Aesthetic Foot Surgery (algo como cirurgia estética dos pés) oferece uma série de procedimentos cirúrgicos que têm criado polêmica.

Entre as opções, estão o “afinamento de dedo”, onde a pele engrossada do dedinho é removida e o osso raspado; o “acolchoamento do pé”, procedimento no qual uma quantidade de gordura ou enchimento é injetada na sola do pé para substituir o amortecimento natural da região que está desgastado; e até o alongamento de dedo, onde o osso é esticado ou fundido com um implante.

Em uma reportagem publicada pelo jornal Wall Street Journal, a presidente da Associação Americana de Podologia, Kathleen Stone, condenou os métodos oferecidos pela clínica.

- Nossa função é aliviar a dor e corrigir deformidades. Não somos treinados para fazer com que os pés das mulheres caibam em um sapato mais estreito.

Aqui no Brasil, esse tipo de procedimento ainda é desconhecido, segundo o cirurgião plástico Erlânio Alencar, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

- Nunca ouvi falar, nem nunca recebi nenhum artigo científico sobre isso. O que existe, nesse sentido, são cirurgias para corrigir joanete, porque de fato isso atrapalha as mulheres. Mas essa história de injeção de gordura na sola dos pés é totalmente infundada, cientificamente pensando. Acho uma coisa sem o menor sentido. Se alguém me pedisse isso, me recusaria a fazer.

Para o cirurgião plástico Alan Landecker, a ideia de deixar a sola dos pés mais “acolchoada” por conta da injeção de gordura também é algo complicado de ser feito.

- Acho uma técnica absolutamente inviável. Quando injetada, essa gordura é absorvida rapidamente porque a carga de peso em cima do pé é muito grande.

Landecker ainda alerta que o pé é uma região extremamente sensível para receber tais procedimentos.

- O pé tem uma série de terminações nervosas; além do fato de que a pessoa precisa ficar em pé no dia a dia. Eu não acho que essas cirurgias tenham espaço, porque não existem técnicas suficientemente consagradas que ofereçam resultados consistentes e seguros para o paciente.

Fonte. Portal R7 

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejam também o antes e depois de cirurgias plásticas nos pés: http://pesdeafrodite.blogspot.com.br/2012/03/plasticas-nos-pes-antes-e-depois.html