Vivienne Westwood iniciou sua carreira como uma estilista de moda
feminina. Mas logo se transformou em designer de calçados ao perceber que não
conseguia encontrar sapatos suficientemente espalhafatosos para suas coleções
de roupas.
No início dos nos 70, duas décadas antes que estilistas como
Gaultier, Mugler e Alaia terem surgido
com o conceito de moda de rua fetiche, Westwood desfilava pelas ruas de Londres sobre sapatos de salto stiletto, lingerie de borracha e négligés.
com o conceito de moda de rua fetiche, Westwood desfilava pelas ruas de Londres sobre sapatos de salto stiletto, lingerie de borracha e négligés.
Durante os anos 80 e 90, ela e seu colaborador Murray Blewett
criaram um repertório completo de calçados chocantes, incluindo os sapatos de
laço que, certa vez, fizeram cair da passarela a veterana modelo Naomi
Campbell.
À semelhança do que acontece com suas roupas, os calçados criados
por Vivienne Westwood parodiam as linhas do corpo feminino. Na forma direta que
tem de se expressar, ela justifica o caráter pouco prático dos seus modelos
como uma maneira de gozar com o gosto burguês.
Vivienne Westwood já foi aclamada pela Women's Wear Daily como uma
das mais influentes estilistas do mundo e a sua boutique em Londres é
freqüentada por um grupo leal de aristocratas amantes das suas coleções e que
adoram a sua estética radical e rejeitam a idéia de que os seus sapatos são
degenerados e impossíveis de usar.
Também eles, como Westwood, consideram a maior parte da moda
medíocre e banal e apreciam a ironia dos modelos que justapõem o tradicional e
o tabu. Como ela mesma costuma afirmar, "Gosto de literalmente pôr as
mulheres em um pedestal".
Fonte. Salto 15
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