domingo, 7 de abril de 2013

Texto - Pés bem tratados x Pés saudáveis.



Os pés humanos, a estrutura mais inferior das pernas, foram maravilhosamente adaptados para o trabalho que devem realizar. Suas inúmeras e pequenas partes são perfeitamente coordenadas e ajustadas para suportar o peso do corpo e para levá-lo para todo lado, inclusive correr, pular, dançar.

O pé possui 26 ossos, que são mantidos no lugar por ligamentos, tendões e músculos. Sete ossos társicos, curtos e grossos, compõem o calcanhar e a parte posterior do
dorso do pé; cinco ossos metatársicos paralelos, que formam a parte frontal do dorso do pé, se espalham à frente do pé para formar a bola do pé.

Os ossos formam dois arcos principais. Um que vai do calcanhar até os dedos, chamado de arco longitudinal, que normalmente toca o chão apenas nas suas extremidades. O outro, cruzando o dorso do pé, é chamado de arco transversal. Eles concedem força ao pé e suportam o peso do corpo.

O arco longitudinal concede impulso ao andar. Ele fica sobre um músculo grosso, que amortece o impacto à medida que o peso do corpo é passado de um pé para o outro durante o movimento de andar ou correr. Com uma camada espessa de tecido adiposo sob a sola, esses arcos flexíveis absorvem a pressão e os choques que impomos aos pés quando andamos, pulamos ou corremos.

O movimento do pé é controlado pelos músculos da parte inferior da perna, que estão presos a ele por tendões que passam através do tornozelo. O tornozelo, acima do calcanhar, possui uma junta que funciona como uma dobradiça entre a perna e o pé. Os dedos são unidos de forma que o pé possa dobrar-se com facilidade e o movimento de andar é quase tão suave quanto o giro de uma roda.

Nenhuma máquina merece mais cuidados que os pés. Eles necessitam freqüente descanso e limpeza. Devido a todo o esforço que impomos-lhes diariamente, passando horas seguidas em pé ou sentados, correndo, ou andando, e ainda tendo que suportar o abafamento dos sapatos fechados ou tênis, a pele dos pés é mais espessa.

Se por um lado isso os protege, por outro lado deixa-os sujeitos a uma série de problemas que nós mesmos podemos evitar; segue alguns cuidados básicos.

- Consulte um podólogo regularmente, pois esses profissionais saberão cuidar dos seus pés, cortando as unhas corretamente, tratando unhas encravadas e removendo calos e calosidades.

- A cada quinze dias lixe as unhas para diminuir o comprimento e aparar eventuais lascas (Como as unhas dos pés crescem mais devagar que as unhas das mãos, não há necessidade de fazer isso toda semana). Coloque os pés de molho em água quente com detergente neutro. Quando a pele estiver amolecida, empurre a cutícula (película que se destaca da pele em torno das unhas) e, se achar necessário, use um alicate de cutícula para remover cantos duros ou excessos de pele.

- Por ser mais espessa, a pele dos pés é propensa a desenvolver calosidades, ressecamento e rachaduras. Para evitar que isso ocorra, conclua seu banho diário passando uma lixa fina para pés nas regiões mais grossas ou use um creme específico para esse fim (após o banho a pele está amolecida, o que facilita a retirada das células mortas).

- Depois de remover a camada superficial de células mortas, passe um creme hidratante ou óleo vegetal massageando-os completamente até a ponta dos dedos e faça movimentos circulares em cada dedo.

- Se você tiver ficado em pé ou caminhado durante muito tempo, passe um creme com cânfora para aliviar o cansaço e deite com os pés elevados, apoiados sobre um travesseiro ou uma almofada.

- Use sempre meias macias e no seu tamanho apropriado, pois assim estará prevenindo o aparecimento de bolhas, calosidades e calos.

- Procure sempre usar sapatos confortáveis, que sejam flexíveis, tenham ponta ampla para os dedos e salto baixo e largo. Um sapato que não sirva direito pode causar joanetes ou até mesmo deslocar ossos. Bola do pé: Porção acolchoada da planta do pé, na extremidade anterior do metatarso, sobre a qual o peso repousa quando o calcanhar é elevado.

Fonte. Net Petropolis

Nenhum comentário: