segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Texto - O que os sapatos de salto alto têm a dizer sobre a economia.


Estudo da IBM mostra que, em tempos de crise, as mulheres tendem a usar calçados que as levem as alturas. Mas será sempre assim ?

São Paulo – O uso do salto alto pelo público feminino pode ser um termômetro para avaliar a saúde da economia ? Pode ter certeza que sim. Pelo menos é o que aponta um estudo da IBM feito com base em bilhões de
mensagens postadas em redes sociais, e que previu uma grande mudança na moda feminina de calçados, principalmente neste período recente de crise econômica na Europa.

A pesquisa revela que, em tempos de turbulência, as mulheres tendem a utilizar saltos altos para ostentar “fantasia ou fuga”, com as consumidoras em busca de formas de sapatos mais extravagantes, capazes de levá-las aos céus.

Aqui estão alguns exemplos: os saltos baixos, quadrados ou arredondados, vistos na década de 1920 foram trocados pelo estilo “plataforma” durante o período da Grande Depressão em 1929.

Na década de 1970, as sandálias de salto baixo foram colocadas de lado com a chegada da crise do petróleo, com as plataformas voltando à tona, sendo reeditadas com adornos e saltos que pretendiam levar as mulheres às alturas.

Já nos anos 1990, os saltos grossos baixos vistos no período de moda denominado como “grunge” foram substituídos pelo estilo “agulha” ou “stiletto” na virada do século, quando a economia sofria com o estouro da bolha envolvendo as companhias de internet, chamadas na época como empresas “ponto com”.

As comparações observadas nos últimos 100 anos de tendência na moda de calçados femininos mostraram que o uso do salto alto foi mais evidente durante os períodos de crise na economia mundial, conclui o estudo da IBM. No entanto, será que esta preferência irá continuar ?

O fato de as discussões nas redes sociais sobre saltos bastante altos terem diminuído nesta crise não significa que os sapatos que levam as mulheres aos céus deixarão de existir. “Uma rápida visita a uma loja de calçados femininos pode confirmar isso”, destaca Davis.

A diferença é que, nesta crise, as mulheres estão se focando nos chamados "sapatos de gatinhas", cuja característica é salto pequeno de, no máximo, 6 centímetros de altura, complementa.

Na visão do especialista da IBM, os fabricantes de saltos altos deveriam ficar de olho nesta nova tendência, já atentos aos produtos previstos para a próxima temporada. Se os saltos altos saírem de moda em tempos de crise, apenas a próxima turbulência poderá confirmar isso.

Fonte. Revista Exame

Nenhum comentário: