segunda-feira, 14 de maio de 2012

Texto - Pés de princesa.



Pés macios, pele lisa e unhas pintadas de esmalte claro ou escuro. Os homens adoram apreciar enquanto as mulheres - exibir.

Mas basta começar a temporada dos sapatos fechados e, pronto, eles ficam relegados a
segundo plano, com pedicure bimestral e olhe lá. Nada disso: essa parte do corpo merece cuidados religiosos 365 dias por ano.

Parece exagero, mas lembre-se: os pés sustentam todo o peso do corpo, nos levam para os lugares e, às vezes, são castigados em calçados nada confortáveis. Não é à toa que são vítimas fáceis de problemas que vão de micose a calos. Para tudo isso, há maneiras simples de prevenir e tratar.


  • Calos sob controle

As calosidades são resultado do espessamento de certas regiões dos pés, causado pela pressão da superfície rígida de sapatos e sandálias contra a pele. Quanto mais desconfortável e apertado o calçado, maiores as chances de desenvolver os feios calos.

Na hora de comprar, verifique se o couro é macio e se a sandália não aperta em determinados lugares. Salto alto deve ser reservado para ocasiões especiais. 'Para ficar alta no dia-a-dia, prefira as plataformas, que distribuem melhor o peso e são mais confortáveis', recomenda a dermatologista Lúcia Arruda.


  • Xô, micose!

Esse distúrbio de verão também pode atacar quando a temperatura abaixa e os pés passam muito tempo presos em sapatos fechados. A transpiração aumenta e a umidade é ideal para a proliferação dos fungos causadores de micoses, explica Edvaldo Costa, coordenador técnico da Doctor Feet.

Para controlar a transpiração é aconselhável usar talco ou aplicar desodorante anti-séptico e antitranspirante nos pés e dentro dos calçados. E também optar por meias de algodão - fuja das sintéticas –, além de evitar sapatos com solado de borracha. Jamais calce o mesmo tênis ou sapato dias seguidos. Enxugar os pés corretamente é outro cuidado importantíssimo para evitar as micoses. 

Segundo a dermatologista Lúcia Arruda, não basta pisar no tapete do banheiro. 'Reserve uma toalha pequena apenas para os pés e seque bem entre os dedos. ' Você pode até usar o secador na temperatura fria.


  • Alívio imediato

Escalda-pés, massagem, cremes aromáticos; seus pés merecem um carinho especial depois de um dia de trabalho cansativo. Siga este roteiro para relaxá-los:

O bom e velho escalda-pés continua sendo um santo remédio para aliviar a sensação de peso e dor que ataca os pés no final do dia. Faça como alguns dos melhores salões: encha uma bacia de água morna para quente, espalhe bolas de gude por todo o fundo e adicione sais de banho com aroma de menta, ervas ou cânfora. Pressione os pés contra as bolinhas e relaxe por 5 a 10 minutos.

Uma maneira mais rápida de dar um fim ao cansaço dos pés é fazer uma massagem depois do banho.

Fonte. Revista Criativa 

Nenhum comentário: