domingo, 29 de abril de 2012

Texto - Sandálias, promovendo a beleza dos pés.



Ela o matou com suas sandálias. Honestamente, isto é o que diz a Bíblia. Em Bethulia, uma antiga cidade judaica cercada pelo exército de Nabucodonossor, uma viúva de força e beleza invadiu o campo inimigo.

De acordo com a lenda, a viúva Judite, entrou na tenda de
Holofernes, o general que liderou a invasão, e então, ajudada por uma empregada e um sapato adorável, ela conseguiu arrancar sua cabeça.

Por séculos, esta sangrenta história abasteceu a criatividade de artistas como Artemísia Gentileschi e Cindy Sherman, assim como acadêmicos, que dissecam e analisam o conto de Judite por sua importância feminista. O fato é, entretanto, que dificilmente ninguém, além dos poetas que escreveram os livros apócrifos, menciona o papel essencial do sapato de Judite.

Como pode ?

O que há no pé descalço que, mesmo hoje, tem o poder para transformar pessoas sensíveis em hipócritas ?

Por que é um segredo virtual que aproximadamente um quarto de todos os sapatos vendidos no Brasil no ano passado foram sandálias ?

Quais são as propriedades místicas do pé descalço ?

Os pés são e sempre foram uma parte sexual do corpo, afirmou Valerie Steele, diretora do Museu do Instituto de Moda da Tecnologia em Nova e autora de Shoes: A Lexicon of Style (Rizzoli, 1999). "O pé é um substituto para outras partes do corpo", explicou Steele, que não seria a primeira a notar a quantidade de sandálias lotando as ruas.

No mundo da moda, as sandálias são mais que uma tendência, afirmou Marshal Cohen, analista da indústria do Grupo NPD, uma companhia de pesquisa de mercado.

Mas as sandálias não mais representam status social. Elas são usadas por todas as pessoas, o ano todo, afirmou Elizabeth Lata, em cujo spa as mulheres da sociedade e executivas lixam seus olhos de peixe.

Antigamente, apenas as mulheres ricas iam à pedicure, explicou Lata, que abriu sua loja na Upper East Side há 12 anos. Agora, todos os tipos de pessoas, até crianças, estão em busca de métodos para melhorar a imagem de seus pés.

O estilo do momento são sandálias de tiras, contou Cowin. As pessoas querem que seus pés pareçam mais bonitos e menores. O pé, explicou Cohen da NPD, é uma ferramenta sensual, e os comerciantes já reconheceram a psicologia disso. 

Nenhum comentário: