terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Texto - Salto Alto altera caminhada e deixa mulher mais atraente, diz estudo.



O salto alto muda a caminhada da mulher, em especial no quadril e nas pernas, deixando-a mais feminina. As mulheres insistem em usar salto alto mesmo conhecendo os alertas médicos de que o seu uso prolongado pode encurtar músculos e tendões e provocar varizes nas pernas. 

Mas uma pesquisa comportamental pode explicar porque boa parte delas continua a espremer seus dedos e se equilibrar em sandálias finas apesar de ser
prejudicial à saúde. Pesquisadores da Universidade Portsmouth, no Reino Unido, mostraram que o uso do salto alto modifica a maneira como o corpo se movimenta, em especial a pelve, o quadril, as pernas, os joelhos e até mesmo os ombros, deixando-o mais feminino. Ou seja, o famoso desconforto causado pelo salto alto faz com que as mulheres se sintam – e fiquem – mais bonitas.

A evolução pode explicar, em parte, a popularidade dos saltos altos no vestuário feminino. Se usar salto enfatiza alguns aspectos especificamente sexuais da forma feminina, que a torna mais atraente, uma das motivações, consciente ou inconsciente, tem a ver com a seleção de parceiros, explica a pesquisa publicada na revista Evolution and Human Behavior.

Além disso, eles viram que o salto faz a mulher andar mais rápido do que quando estão com sapatos mais confortáveis e baixos (elas mudam de 106 para 110 passos por minuto), mas com menor resistência à distância.

  • Salto x Sapatilha

Na primeira parte da pesquisa, voluntárias que usavam salto ao menos uma vez por semana e com cerca de dez pares no guarda-roupas foram filmadas andando com salto alto (de seis centímetros) e, depois, com sapatilhas durante quatro minutos – os sapatos eram idênticos.

Para não deixar que outros fatores influenciassem a pesquisa, os cientistas não mostraram o corpo nem o rosto das mulheres e usaram a técnica point-light display, em que só era possível "ver" o traçado feito pelos pés, pelo quadril e por outras regiões que estavam com um sensor iluminado, e não pelo corpo inteiro.

No clipe de 30 segundos mostrado ao público misto, as mulheres com saltos foram apontadas como mais atraentes do que as que usavam calçados mais baixos. O estudo destaca, ainda, que a taxa de mulheres que consideraram as donas dos saltos mais atraentes foi maior do que a de homens.

Na segunda fase, quando o público tinha de dizer qual era o sexo da pessoa depois de examinar o seu caminhar (ainda pela técnica dos sensores), as mulheres com sapatilhas foram apontadas como homens – com duas vezes mais probabilidade do que as com salto.

Mulheres com salto andavam de uma forma mais “modelada” de uma marcha feminina. Os resultados são consistentes com a ideia de que o uso de sapatos de salto alto torna as mulheres mais atraentes, conclui o estudo.

Fonte. Uol

Nenhum comentário: