sábado, 11 de agosto de 2012

Texto - Sandália é trunfo das mulheres bem vestidas no trabalho.


Difícil explicar a estranha atração que existe entre mulheres e sandálias ? Nem tanto. A sandália muda tudo em uma mulher, ela fica mais elegante, mais sofisticada, aumenta a auto-estima; parece que tudo vai para cima, diz Isabel Granha, design de interiores.

Além dos centímetros extras, o salto modela a postura, levanta o bumbum, emagrece e torna o caminhar mais
elegante. Sem mencionar que é componente básico do uniforme de trabalho de mulheres do mundo todo, por obrigação ou por opção.

A sandália tem o poder de mudar o visual do despojado para o fino, diz a jornalista Aline Sanromã, - Usar uma calça jeans, uma blusinha básica e uma sandália é certeza de elegância.

Mas não é fácil pisar macio: “60% a 70% dos problemas femininos relacionados aos pés têm alguma ligação com o uso de sandálias, apertadas ou de salto fino”, informa Dr. Fábio Ravaglia, médico ortopedista, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde.

Ao longo do tempo, os saltos mudam a conformação dos pés, porque alteram a maneira como as mulheres pisam. Equilibrando-se na sandália de salto fino, a concentração do peso fica restrita aos dedos. Além disso, a musculatura da perna pode se alterar, causando um encurtamento dos músculos posteriores (panturrilha).

Dores no joelho, calos, joanetes, tendinites e danos à coluna também pode ser decorrentes do uso contínuo de sandália. “Dificilmente as mulheres vão abrir mão desse acessório que é símbolo de feminilidade – não importa o quanto elas saibam a respeito dos efeitos nocivos das sandálias para a saúde”, diz Dr. Ravaglia, que atende entre 15 e 20 mulheres por mês com problemas relacionados à sandália.

Calosidades na sola, na parte de trás dos pés, ou pequenos calinhos conhecidos como corn (parecem grãozinhos de milho), que aparecem entre os dedos, podem surgir nos pés de qualquer mulher, mas a joanete só se desenvolve em quem possui um antecedente congênito, tranqüiliza o médico. As sandálias de salto fino podem apenas desencadear esse problema.

Regina Bittar é assistente da presidência da Baxter International Inc., empresa da área de saúde, e anda de sandália há pelo menos 12 anos. Não é uma exigência, mas ela sente-se melhor quando está equilibrada sobre uma sandália de salto fino com mais de 5cm. “Sem dúvida eles dão mais presença, mais impacto, e as pessoas percebem que você está bem arrumada”, diz Regina.

No inverno, com o aumento do uso de sapatos fechados, os problemas se tornam mais comuns. Os pés incham, e não se pode usar sandálias (que deixam o pé respirar melhor) por causa do frio e da umidade. “Isso acontece muito em países frios” – comenta Dr. Ravaglia, – acompanhei muitos casos de joanetes, deformidades e calosidades causadas por sapatos durante o tempo em que trabalhei na Inglaterra.

Como minimizar o impacto da sandália na sua saúde ?

Dr. Fabio Ravaglia dá algumas dicas para que as mulheres andem nas alturas sem descuidar da saúde:

01. Alternar a altura do salto.

Se um dia você usou sandália de salto fino, no outro prefira modelos de até quatro centímetros de altura. A prática faz com que a musculatura fique em um estágio intermediário. Pode parecer uma dica da moda, mas o fato é que o mesmo modelo (ou salto) não deve ser usado durante muitos dias para preservar a musculatura dos pés.

02. Modelos alternativos.

Compre modelos que oferecem mais estabilidade e conforto. As plataformas – mais indicadas pelos ortopedistas – também são recomendadas porque distribuem melhor o peso por toda a extensão da sola.

03. Sapatos baixos (tênis) para dirigir e andar a pé.

Crie um novo hábito. Mantenha no carro um modelo confortável e sem salto – tênis são bons exemplos – para dirigir. As mulheres que utilizam o transporte público podem adotar o mesmo procedimento. Quando chegar ao trabalho, troque o modelo pelo salto alto.

04. Massagear os pés.

A massagem nos pés, no final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares. Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos.

05. Alongar a panturrilha.

Um dos efeitos de salto muito altos é o processo de encurtamento da panturrilha. Para prevenir esse impacto negativo, transforme o alongamento da panturrilha em um hábito diário.

Ao chegar em casa, ao final do dia, utilize um degrau para realizar um exercício simples e que ajuda a manter uma boa circulação do sangue no local: coloque metade do pé sobre o degrau e force a outra metade para baixo. Depois, faça movimentos circulares com os pés para o lado esquerdo e direito. Repita a operação nos dois pés, por dez minutos.

Fonte. Heloísa Pereira

Nenhum comentário: