sábado, 1 de outubro de 2011

Texto - Sapatos fechados podem causar chulé.


Não há mulher que não se preocupe com os pés no verão. Sandálias altas ou rasteiras deixam o membro à mostra. E agora que os dias frios chegaram, muita gente se esquece de olhar para eles, uma vez que calçados fechados tomam
conta das atenções femininas. Mas cuidado: apesar do ar elegante que conferem, alguns sapatos podem trazer prejuízos à saúde dos pés, que ficam muito tempo sem respirar.

Entre as principais queixas estão os problemas relacionados com a ação dos fungos. Esses micro-organismos se aproveitam do calor e da umidade presentes nos sapatos sem ventilação para proliferar.

Um dos resultados é a nada agradável frieira, que aparece especialmente entre os dedos dos pés. "A pele fica esbranquiçada ou avermelhada. Se chega a rachar, pode permitir a penetração de bactérias que causam a erisipela, uma infecção séria, que tem como sintomas febre alta, inchaço, dor na perna e, se não for tratada, pode até matar", alerta a dermatologista Cláudia Maia, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outras partes do pé, como a sola e as unhas, também podem apresentar micoses. "Nestes casos, a pessoa se contamina com o fungo no solo, por meio de animais ou de outras pessoas. Então, ele se aproveita do calor e da umidade conseqüentes dos sapatos fechados para se desenvolver", complementa a médica. Normalmente, as regiões afetadas descamam e as unhas ficam descoladas ou com aparência alterada.

As recomendações para evitar os transtornos são secar bem os pés após o banho, tentar evitar o uso frequente de acessórios fechados e de meias, e deixar diariamente os sapatos em lugares arejados ou com sol. Caso apresente algum sintoma, procure um médico e não deixe de seguir o tratamento à risca.

  • Chulé
A bromidrose, popularmente conhecida como chulé, faz parte dos incômodos relacionados ao uso de bota, tênis, sapatilha. "Quando o suor não evapora, a bactéria o decompõe, o que causa o mau cheiro." Além de se preocupar em arejar os pés o máximo possível, o dermatologista pode indicar antissépticos, antibióticos tópicos e desodorantes para diminuir a transpiração. "Os talcos com ação antisséptica colaboram bastante para resolver o problema", diz Cláudia.

  • Calçados apertados
Para piorar a situação, só mesmo um calçado apertado. O atrito faz com que a pele engrosse como uma forma de proteger o local e, assim, aparecem os doloridos calos. "A solução é evitar o uso de sapatos apertados e aplicar substâncias que dissolvam o problema", indica Silvia Regina Sartori Barraviera, professora do departamento de dermatologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu. Os acessórios nada confortáveis também propiciam a formação de bolhas e de calcanhar grosso.

Até mesmo o tipo de tecido pode causar problemas. "Se a pessoa tem alergia ao couro, por exemplo, surge a dermatite de contato, que deixa o pé descamando, avermelhado e até com bolha", conta a professora. O tratamento consiste em evitar os sapatos do material específico e aplicar cremes à base de corticóide indicados por um dermatologista.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu adoro xeirar xulé de mulher...
xeiroxule2003@yahoo.com.br
me masturbo com o xeiro de solinhas quentes, macias e com xulezinho....
obrigado pelo espaço!
abç.